GOA’L, ou Global Overseas Adoptees’ Link é uma organização oficial sem fins lucrativos em Seul que fornece recursos e conexões para adotados coreanos que viveram desde pequenos em outros países mas que estão presentemente na Coréia a trabalho, educação ou apenas para visitar.

Esta crônica foi escrita por Tom McCarthy que é um coreano adotado por americanos, de Rochester, Minnesota. Ele mora na Coreia desde 2013 e é coordenador de projetos na GOA’L desde a primavera de 2020. Ele também é co-gerente do clube de futebol de adotados em Seul.

AGOSTO – 2020

Quando a 1 hora se aproximava, deixei meu apartamento em Itaewon e fui para a parada de ônibus, com destino ao escritório do GOA’L em Jongno, no centro de Seul. Antes de sair pela porta da frente, eu corri pela lista habitual: chaves, carteira, telefone. Houve uma nova mudança desde fevereiro do ano passado – a máscara! Após a explosão dos casos de COVID-19 (ainda chamado de “coronavírus” em coreano) há um ano atrás, na primavera passada, as máscaras se tornaram comuns.

As máscaras eram predominantes na Ásia muito antes da pandemia, como a mídia ocidental tem enfatizado. As pessoas usam máscaras o ano todo, na época da gripe, na época do pólen e dos inúmeros dias muito poluídos que se encontram nesse período. Um ano depois, medidas de precaução ainda estão em vigor e as pessoas usam suas máscaras em sua grande maioria, sem a teimosia vista em outros países.

Enquanto andava de ônibus em direção ao coração de Seul (e algumas outras regiões de vários grupos afetados nos meses anteriores), observei os viajantes ajustarem cuidadosamente suas máscaras antes de embarcar em cada parada, assegurando que seus rostos estivessem totalmente cobertos. Quando os passageiros entraram no ônibus em frente ao Myeongdong, o motorista de repente gritou para um homem de meia idade que tentava embarcar. “Ponha uma máscara”, disse ele em coreano. O passageiro surpreso tirou imediatamente uma máscara de seu bolso, pedindo desculpas ao motorista e evitando os olhares dos outros passageiros.

Ao chegar ao escritório da GOA’L, passei por uma multidão de funcionários de departamentos voltando aos seus escritórios após o almoço. Nos restaurantes ao redor do prédio do ‘We’ve Pavilion’, onde se encontram várias empresas, embaixadas e outras ONGs, haviam enxames de profissionais usando máscaras e fazendo o trabalho de limpeza manual. Já foi escrito o suficiente sobre o cumprimento das medidas proativas de segurança pública durante a pandemiana na sociedade coreana, mas a sua aceitação universal sem reclamações faz com que as informações divulgadas no exterior fossem quase incompreensíveis.

Ao entrar no prédio do escritório, mergulhei minhas mãos em um higienizador de mãos, uma nova característica padrão em todos os edifícios, metrôs e ônibus. No elevador, apertei um botão para meu piso coberto com uma película antibacteriana. Depois de cumprimentar meus colegas de trabalho, parti imediatamente com os colegas Eirik, Dave e Kara para explorar o centro de Seul e documentar o novo normal.

A Nova Ordem Social. Uma Reflexão De Um Coreano-Americano Em Seul
A entrada para gyeongbokgung. Foto de tom mccarthy. Fonte: korean quarterly

Nossa primeira parada foi na grande praça central, a Praça Gwanghwamun. Nesta avenida rodeada de torres que leva ao majestoso palácio, Gyeongbokgung, a propagação do vírus foi imediatamente perceptível. Apesar do clima tropical quase insuportável, de junho a agosto é estatisticamente a estação mais alta do turismo. Onde antes havia filas intermináveis de barracas oferecendo vários produtos e experiências culturais, a praça estava quase desolada, exceto por alguns manifestantes persistentes que parecem tão eternos quanto as estátuas do Rei Sejong e do Almirante Sun-shin Yi em uma das extremidades do pavilhão. Olhamos para dentro do palácio no final da rua, que estava quase vazio de visitantes.

Como em outros países, muitas lojas foram fechadas devido à pandemia. Foto de tom mccarthy. Fonte: korean quarterly

Fomos para o leste em direção a Insadong, a lendária rua de compras turísticas. Aqui, o vírus parecia estar causando danos econômicos devastadores às lojas que se encontram em uma rua repleta de alguns dos bens imobiliários mais caros da cidade. Tal tendência continuou enquanto nos arriscávamos a ir para o sul em direção a Myeongdong, o centro de compras de varejo de Seul.

Em uma sexta-feira à noite em qualquer outro ano, este distrito seria sufocantemente cheio de turistas de todas as partes do mundo. As lojas colocam os funcionários em posição em frente suas vitrines para atrair clientes. Os vendedores apelam para os transeuntes asiáticos em suas línguas nativas (uma aposta arriscada, mas surpreendentemente precisa quando se trata de compradores asiáticos), enquanto os não asiáticos são recebidos uniformemente em inglês. Neste dia, entretanto, os vendedores só podiam ser vistos atendendo em coreano, já que não havia turistas para atender. Tiramos algumas fotos surreais de um Myeongdong, relativamente vazio, então seguimos em frente.

A Nova Ordem Social. Uma Reflexão De Um Coreano-Americano Em Seul
Distritos “estrangeiros” como itaewon, geralmente cheios nos fins de semana, estavam totalmente vazios. Foto de tom mccarthy. Fonte: korean quarterly

Há dois lados em cada história. Nas ruas e nos distritos turísticos (ou estrangeiros), o perigo do vírus tem sido de extrema preocupação. O número reduzido de compradores de varejo está prejudicando os negócios, particularmente nas principais áreas de compras frequentadas por não-coreanos. Depois que um surto foi detectado em Itaewon, o resultado de um grande infortúnio, os restaurantes da área tiveram que adotar práticas ainda mais severas de “distanciamento social”, bloqueando metade dos assentos em seus restaurantes em uma grande tentativa de mostrar ao público que eles compartilhavam o mesmo nível de preocupação com a segurança de todos. Entretanto, uma rápida viagem a um bairro “coreano” próximo (ou seja, um bairro comum) provaria que a cautela cessa na beira da água, ou melhor, na beira da porta.

Lugares populares entre os coreanos, como ikseondong, estavam continuamente lotados. Foto de tom mccarthy. Fonte: korean quarterly

Depois de visitar Myeongdong, demos um passeio por Ikseondong, movimentado com o pós-trabalho. Um bairro dos sonhos de ‘Instagrammers’, esta área vem crescendo em popularidade devido a seus tradicionais edifícios coreanos aliados ao design de interiores moderno e minimalista. Os cafés de Ikseondong estavam lotados com a capacidade máxima.

Depois de testemunhar como este charmoso bairro não foi afetado, decidimos que era hora de jantar. No extremo sudeste deste bairro há uma famosa rua de churrascarias coreanas, oferecendo mesas no interior do restaurante e assentos ao ar livre (mas também pequenos), com uma ótima localização. Uma vez dentro de um restaurante de churrasco, o tempo parecia ter parado e fomos transportados de volta para 2019, exceto para os funcionários que ali trabalhavam.

Curiosamente, as áreas de varejo populares, como Ikseondong, permaneceram lotadas durante os meses pandêmicos. Como em outros países, muitas lojas foram fechadas pela pandemia. Mas aqui, pouca precaução é tomada em comparação com áreas turísticas como Itaewon ou Myeongdong. Nosso restaurante Ikseondong foi um bom exemplo; fomos colocados em um grupo de mesas de churrasco tão próximas que eu acidentalmente esbarrei em alguns colegas no restaurante enquanto me ajustava no assento. Neste território de assalariados coreanos e jovens milenares da moda, quase esquecemos que estávamos no meio de uma pandemia, e claramente todos os outros clientes também o fizeram.

Verificando se este era um fenômeno que abrangia toda a cidade, fomos então para uma segunda rodada perto de Jongno 3-ga, uma das poucas ruas que ainda hospeda pojangmacha, barracas de comida de rua que o governo tem procurado erradicar desde 2012. Na caminhada do restaurante até as barracas, havia uma maior conscientização sobre a quentão da epidemia, já que todos usavam máscara.

Quando chegamos a uma barraca, notamos novamente o desrespeito pela precaução, pois estávamos sentados ao lado de outra mesa de clientes com sede. Apesar da rua larga cheia de mesas e bancos, estávamos de alguma forma mais próximos dos outros clientes aqui do que estivemos no primeiro restaurante. Continuamos como se estivéssemos antes do corona vírus, e só terminamos nossa comemoração porque Eirik e eu tivemos que ir embora para jogar no nosso habitual jogo de futebol no dia seguinte. Os campos de futebol em Seul já estavam fechados há algum tempo, mas fora da cidade propriamente dita, os campos estão abertos e os usuários só precisam registrar uma temperatura corporal normal, nome e endereço em um formulário. Depois disso, você estava livre para ofegar e suar em outras 21 pessoas.

Esta matéria deveria ter terminado aqui mesmo; sobrepondo o reconhecimento do perigo de forma uniforme, mas somente até o ponto em que você quer ter um dia tradicionalmente coreano em um país que agora está crescendo cada vez mais em questão de segurança.

Mas no Dia da Libertação, 15 de agosto, uma igreja de extrema-direita sediou um protesto contra o partido governante. O centro da cidade estava repleto de protestos com os gritos enfurecidos da multidão de 20.000 pessoas. De forma deplorável, semelhante à primeira onda de casos no final do inverno de 2020, muitos religiosos se recusaram a atender às solicitações do governo para que fizessem o exame de corona vírus. Consequentemente, o número de casos positivos chegou a 441 infectados por dia nas semanas seguintes, e o governo de Seul reforçou as regulamentações para evitar que esses grupos se espalhassem. Estas medidas incluíram o fechamento de todas as instalações esportivas, o fechamento de restaurantes às 21 horas, a transferência de todas as escolas e academias para aulas on-line e a redução do número de ônibus noturnos.

Por um tempo, o lockdown parecia ter funcionado, com o governo da cidade de Seul reduzindo o nível de cautela de 2 para 1 em outubro. No entanto, em poucas semanas, os casos voltaram a disparar. Vários veículos de notícias vincularam a culpa disso ao ‘Chuseok’, o feriado da colheita coreana (durante o qual os coreanos tradicionalmente lotam os trens e ônibus para visitar as casas de seus pais em todo o país) e as festividades imprudentes do Halloween, que ocorrem em áreas universitárias e no distrito estrangeiro de Itaewon.

Depois disso, as restrições sociais anteriores foram restabelecidas, para o desgosto dos pequenos proprietários de algumas empresas. Os seus negócios continuaram a sofrer. Em certo momento, os ginásios, que eram obrigados a serem fechados totalmente, abriram em protesto (com a maioria recusando-se a permitir a entrada dos clientes), acumulando multas e divulgando seus sofrimentos através da mídia.

MARÇO – 2021

Em março deste ano, as multas ainda estavam sendo emitidas aqui e ali até que o governo cedeu e modificou as restrições de uma forma um tanto absurda. Em março deste ano, os restaurantes e cafés estão autorizados a aceitar grupos de até quatro pessoas. Há uma distância recomendada entre as mesas, mas não parece haver um esforço para aderir às recomendações na maioria dos estabelecimentos. Grupos de clientes que excedem o limite de quatro pessoas, pedem ao restaurante duas mesas “separadas” próximas uma da outra.

Alguns bares, tendo que escolher entre perder dinheiro ou arriscar uma multa de três milhões de won (cerca de US$ 2.650) por ficarem abertos depois das 22 horas, têm permanecido secretamente abertos até altas horas da noite para os clientes regulares. Mesmo as reuniões em uma residência privada foram limitadas a quatro indivíduos não familiares, e o governo da cidade de Seul chegou ao ponto de oferecer recompensas por denunciar vizinhos em violação a esta política.

Assim, com a retomada das aulas presenciais nas escolas e academias, o governo avalia o distanciamento social pelo número de pessoas permitidas de acordo com a área do andar do estabelecimento (escola ou academia). Sendo assim, as escolas estavam alternando dias em que os alunos de cada série compareciam às escolas e alguns deles que faziam aulas on-line para cumprir a política de “média de pessoas por metro quadrado”; não importando que uma única turma ainda tivesse 30 alunos na mesma sala.

O drama aumentou à medida que o governo coreano parecia tomar uma atitude imprudente em relação ao fornecimento de vacinas, originalmente com a intenção de começar no verão. Entretanto, os surtos recentes fizeram com que o número de novos casos aumentasse diariamente, chegando a 500 infectados por dia, com vários surtos originados em indústrias que empregam um grande número de trabalhadores estrangeiros. Como resultado, a província de Gyeonggi (a região que abrange Seul) emitiu um mandato exigindo que todos os estrangeiros fossem testados para o vírus.

Aparentemente do nada, Seul impôs uma diretriz semelhante (mas ridiculamente mal coordenada) no início de março, desencadeando uma forte tempestade de acusações de xenofobia, predominantemente de expatriados americanos e europeus de colarinho branco. Enquanto isso, os trabalhadores estrangeiros alvos, do sudeste asiático, estavam em sua maioria em silêncio. Depois que várias embaixadas, incluindo os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, emitiram repreensões diplomáticas sobre a diretriz, a cidade anulou a ordem.

Socialmente, o país está começando a ver os efeitos da exaustão pandêmica, embora de maneira diferente em questão do descontentamento grande visto na América ou na Europa. Ao invés disso, a maioria dos coreanos, ao que parece, decidiu tentar voltar ao normal, embora com máscaras, o que nunca foi uma controvérsia aqui. Junto com os coreanos, estamos também voltando lentamente aos nossos velhos costumes, enquanto tomamos precauções, é claro.

Nosso time de futebol voltou a jogar, os calendários sociais estão se preenchendo, e os restaurantes e bares de nossos amigos estão se mantendo. Os amigos se encontram novamente para café ou jantar, os pubs estão lotados até o horário de recolher, os shoppings e lojas de departamento estão cheios de compradores e famílias nos passeios de fim de semana, e como o frio dá lugar a uma bela (mas um pouco poluída) primavera, os espaços públicos estão começando a se assemelhar aos parques e praças de dois anos atrás.

Enquanto a vida em Seul durante a pandemia não era, com toda honestidade, tão difícil do ponto de vista social, o país parece preparado para voltar a ser como era antes. Talvez um dia, em breve, possamos introduzir nossos amigos que nos visitam do exterior aos nossos amigos aqui em Seul, e sentar em um café falando sobre como foram bizarros esses últimos dois anos. Depois procuraremos em nossos bolsos nossas máscaras de emergência, higienizaremos nossas mãos e sairemos para as ruas seguindo uma nova ordem social.

Disclaimer: As opiniões expressas em matérias traduzidas ou em colunas específicas pertencem aos autores orignais e não refletem necessariamente a opinião do KOREAPOST.